aventuratrilhascachoeiras
31 de janeiro de 2019 Última atualização: 13:15
Por Eleni Nogueira
Foto: Divulgação/Verticalize

Uma descida vertical em corda, onde a ação da gravidade é superada e controlada pela técnica. Já a adrenalina... Essa vai a mil e tem que ser controlada pela respiração, mesmo, resultando em uma sensação de prazer sem igual. Assim é o rapel, esporte de aventura que pode ser praticado em cachoeiras e paredões e que aqui em Bertioga tem um "point" com acesso fácil, o costão rochoso que separa as praias do Indaiá e da Riviera de São Lourenço. São 20 metros de descida. 


Para praticar é preciso ter segurança, o que é garantido com a contratação de instrutores capacitados e cadastrados no município. Em Bertioga, o passeio é operado pela empresa Verticalize, com agendamento para grupos de, no mínimo, cinco pessoas, nos finais de semana. 


A atividade tem início às 8 e segue até às 12 horas. Primeiro os participantes passam por um treinamento e conhecimento dos equipamentos: mosquetões, fitas tubulares, anéis, oitos (um tipo de descensor), cadeirinhas, capacetes e cordas. Depois vem as descidas, sem um número definida. De acordo com Wagner Cesar Gonçalo de Barros, o Wagner Tinga, "a quantidade que a pessoa aguentar". 

Foto: Divulgação/Verticalize

Então, vamos à aventura: não é necessário ter força, apenas determinação e um pouco de coragem. Para começar,  o primeiro passo é “vestir” a ‘cadeirinha’ que se adapta ao corpo na altura da cintura, com conforto. Depois de conectada à corda e travada, permite uma descida com velocidade controlada, sem esforço maior, utilizando o atrito entre o oito e a corda, que é controlada por uma das mãos.


As descidas são monitoradas por um instrutor no lançamento e outro que cuida da segurança lá embaixo. Quando necessário, o instrutor de baixo puxa e estica a corda, o que provoca atrito no sistema conectado, ‘travando’ o praticante que enfrenta dificuldades. No percurso, aproveite para olhar à volta, a paisagem é linda. 

Foto: Divulgação/Verticalize

Para Wagner Tinga, o rapel faz com que o praticante desafie seus limites. E ele tem uma análise da primeira vez de seus clientes: "Na primeira descida ficam apreensivos, mas assim que terminam, vejo a satisfação no rosto da pessoa, e a palavra que vem na sequência é “quero ir novamente!”. 


A atividade é considerada de nível médio e indicada para pessoas a partir de 7 anos. O valor individual é de R$ 60,00. É preciso agendamento, (13) 99751 0547/ (13) 9 9757 6495. 


Vá com roupas leves e tênis. Leve protetor solar, repelente, água e algo para comer, afinal são quatro horas de atividade. Outra dica muito importante: leve todo o lixo gerado de volta. 

Nos acompanhe

São eles que farão suas experiências inesquecíveis. Errar na escolha de um produto ou serviço pode prejudicar qualquer experiência. Nossos parceiros lhe garantirão momentos ímpares.