praia
24 de outubro de 2018 Última atualização: 14:19
Por Helton Romano

A costa sul de São Sebastião reserva boas surpresas e a Ilha dos Gatos é uma delas. Águas límpidas e vegetação nativa da Mata Atlântica compõem o cenário desta verdadeira obra de arte da natureza, cujo nome deve-se ao seu formato, semelhante a um gato deitado.

Foto: Helton Romano

Um relevo predominante de rochas garante o banho em piscinas naturais de pouca profundidade, mas rica em cardumes. Aliás, o entorno da ilha é habitado por diversas espécies de peixes, paraíso para os mergulhadores. Com um pouco de sorte, é possível admirar grupos de golfinhos, em geral, entre os meses de outubro e fevereiro, período de migração da espécie.


Mas nem todos os atrativos desta ilhota de 85 mil metros quadrados devem-se à natureza. Histórias locais também estão embutidas no pacote.

Foto: Helton Romano

A praia de tombo que dá acesso à ilha, resulta da explosão de pedras costeiras, usadas na construção de uma mansão no topo da ilha. A ilha e a mansão pertenciam à família do magnata Nelson Rockefeller, governador de Nova Iorque (de 1959 a 1973), e ex-vice-presidente dos Estados Unidos (de 1974 a 1977).

A decisão de construir uma mansão insular teria sido tomada em função do temor de que o conflito entre americanos e soviéticos - época da chamada Guerra Fria - terminasse num holocausto nuclear.

Foto: Helton Romano

Com o passar dos anos, o interesse da família pela ilha desapareceu, e a mansão foi abandonada e dilapidada aos poucos. Hoje, restam apenas as ruínas cobertas por vegetação. Uma trilha de dificuldade média, em meio à mata, leva o visitante a conhecer o local.


Atualmente, há uma casa de pedras construída no nível do mar, onde reside um pescador.

Dicas úteis

 - Na ilha não há comércio de alimentos ou bebidas. Portanto, aconselha-se a levá-los;

- Informe-se sobre as condições do mar antes de contratar o passeio;

- A praia de tombo exige atenção do banhista;

- As rochas próximas à água são cobertas por limo e escorregadias;

- Não deixe lixo no local.

 

Como chegar

Com partida de Boiçucangapescadores oferecem o passeio em barcos simples para a ilha. O percurso leva aproximadamente 30 minutos, com tempo livre de permanência.


Há também passeios em lanchas de grande porte. Neste caso, a duração (entre ida, permanência e volta) é de 3 horas.

Nos acompanhe

São eles que farão suas experiências inesquecíveis. Errar na escolha de um produto ou serviço pode prejudicar qualquer experiência. Nossos parceiros lhe garantirão momentos ímpares.