praia
22 de outubro de 2018 Última atualização: 15:38
Por Bruna Vieira Guimarães
Foto: Pedro Rezende

Distante cerca de 1 milha da costa da praia Barrado Sahy, na costa sul de São Sebastião, As Ilhas é uma boa alternativa para um mergulho rápido e barato. O lugar é de uma beleza inspiradora, por suas águas mornas e cristalinas, que acariciam levemente as areias brancas de duas praias no meio do oceano. 


Diferentemente do que o nome sugere, as ilhas, na verdade, é uma única ilha. Possui duas praias cristalinas e uma pequena piscina natural. Atrás, está a Ilha das Couves, sem praia, mas com inúmeros coqueiros e uma bela costeira.

Foto: Pedro Rezende


Devido à proximidade do continente, a visibilidade do mergulho em As Ilhas varia de 3 a 6 metros, podendo chegar até 10 metros. Apesar da degradação ambiental e da pesca esportiva, a vida submarina nesta ilha é repleta de corais, esponjas, polvos, peixes diversos, tartarugas e arraias.

Foto: Pedro Rezende

A Praia de Fora d’As Ilhas é o local preferido pelos mergulhadores, pois fica próximo de um costão calmo e abrigado com profundidade de até 10m. A cerca de 50m desse costão existe um parcel frequentado pelas arraias lixa e tartarugas, mas a aproximação deve ser cuidadosa, pois são animais ariscos.

O canal entre As Ilhas e a Ilha das Couves geralmente tem correnteza. Atenção com os jet skys e lanchas que frequentam a região nos finais de semana e temporada. Na Ilha das Couves, o Portinho com fundo rochoso e profundidade média de 9 metros, é o local mais abrigado para mergulho.


A travessia é feita por barqueiros, ou aluguel de lanchas, que podem ser feitas no Yacht Club de Boiçucanga, bairro ao lado da Barra do Sahy. 


A Barra do Sahy se encontra a 50 Km de São Sebastião, entrada no Km 173 da Rodovia Rio-Santos (SP-55 / BR-101). 

São eles que farão suas experiências inesquecíveis. Errar na escolha de um produto ou serviço pode prejudicar qualquer experiência. Nossos parceiros lhe garantirão momentos ímpares.