praia
22 de outubro de 2018 Última atualização: 16:19
Por Bruna Vieira Guimarães
Foto: Bruna Vieira Guimarães

Uma praia onde o sol se ‘põe’ sobre o mar, entre duas ilhas, eternizando um cenário em que o azul do mar tinge-se de dourado-avermelhado! Além do pôr-do-sol espetacular, a Praia de Boiçucanga tem o maior centro de compras e serviços da costa sul de São SebastiãoMuitas opções de hospedagem, lazer, gastronomia, artesanato e esportes de aventura.


A praia por si é de tombo, extensa, mar calmo e profundo, com areias fofas, grossas e de tom caramelado, linda! Uma dica é a simples e prazerosa caminhada em família. À noite, a iluminação na praia permite aos esportistas a prática de futebol de areia, vôlei e futevôlei. 

Foto: Bruna Vieira Guimarães


Passeios e descobertas

No canto esquerdo, onde deságua o Rio Boiçucanga, concentram-se pequenos barcos de pescadores locais, que sobrevivem da pesca e mantêm a tradição caiçara de seus antepassados. Nesse local ficam as três marinas do bairro, de onde partem os barcos de passeio.  


Um desses passeios vai até à Ilha dos Gatos a uns 20 minutos de barco. A ilha pertenceu à família Rockfeller, que chegou a construir uma mansão de pedras no local, cujas ruínas podem ser visitadas. Há também uma piscina natural e uma charmosa prainha de 30 metros.

Foto: Pedro Rezende

O passeio de barco‘As Ilhas’, entre Juquehy e Praia Preta, proporciona um delicioso banho de mar nas duas praias do local. Outro destino é a Ilha do Montão de Trigo, habitada por cerca de 60 moradores, que mantêm hábitos tradicionais da cultura caiçara. Possui vida independente com escola e igreja. Não há praia, mas é um excelente ponto de mergulho com águas incrivelmente transparentes.


Praia Brava

Para os que possuem espírito aventureiro, a praia Brava de Boiçucanga é um passeio eletrizante. O acesso é feito somente por mar ou subindo pela trilha do morro que a abriga. Praia de ondas fortíssimas, frequentada por experientes surfistas.


Os praticantes de esportes de aventura também têm vez em Boiçucanga. Há opções de caiaque, windsurf, snorkell, mergulho, sky aquático, vôo livre e treckking pela Mata Atlântica. Uma das trilhas mais visitadas é a do Ribeirão do Itú, que oferece aproximadamente nove pontos de banhos de cachoeira, uma das quais com 20 metros de altura. O acesso é pela estrada do Cascalho e deve ser feita acompanhada de guia.



Vida própria

Boiçucanga tem vida própria! Distante 35 km do Centro de São Sebastião e 163 quilômetros da capital paulista, o bairro possui agências bancárias, correio, restaurantes para todos os gostos e bolsos, lojas de artesanato, shoppings, butiques, docerias, hotéis e pousadas. Disputa com a praia de Maresias a preferência dos jovens e possui agitada vida noturna.

Foto: Bruna Vieira Guimarães

Outro ponto alto em Boiçucanga é o artesanato representativo das culturas caiçara e indígena. Peixes, pássaros, bolsas, tapetes, esteiras, chinelos, descansos de panela e cestos multicoloridos feitos de madeira, caxeta ou taboa, ficam em exposição e venda na Praça do Pôr-do-Sol. 

Primeiras referências

A primeira referência sobre Boiçucanga está nos livros do viajante alemão Hans Staden, que esteve no litoral norte paulista no século XVI. Era o tempo dos índios tupiniquins e tupinambás, e é da língua indígena que vem o nome Boiçucanga: Boi (cobra) + Açu (grande) + Canga (cabeça). A ‘cobra de cabeça grande’ seria a serra que isolava Boiçucanga do restante do município.


Durante a colonização brasileira houve migração para a região e a economia baseava-se na agricultura e na pesca até a chegada da estrada e do turismo, principalmente a partir dos anos 1970.


Festas tradicionais, como a de Nossa Senhora da Conceição e a Corrida de Canoas na Passagem de Ano estão vivas e contam, inclusive, com a participação de turistas e veranistas. 


Ah! as pousadas com atendimento de alto nível têm vista para o mar e os simpáticos moradores muitas histórias  para contar...

São eles que farão suas experiências inesquecíveis. Errar na escolha de um produto ou serviço pode prejudicar qualquer experiência. Nossos parceiros lhe garantirão momentos ímpares.