praia
17 de outubro de 2018 Última atualização: 14:41
Por Bruna Vieira Guimarães
Foto: Bruna Vieira Guimarães

A praia do Jabaquara, em Ilhabela foi agraciada com um mar azul turquesa, areias branquíssimas, rios, cachoeiras e uma exuberante vegetação, que se debruça sobre o mar. 


“O Rio Jabaquara é raso, pode passar tranquilo”, avisa a placa beirando um riachinho, e que dá as boas-vindas aos visitantes desta que é uma das poucas praias praticamente intocadas no litoral paulista. Quase meio quilômetro de larga faixa de areia clara, cortada pelo rio Jabaquara no canto direito e um riacho que forma uma linda lagoa, no canto esquerdo. A bela paisagem se completa com os curiosos coqueiros envergados em ângulo de 90 graus em meio a árvores.

Foto: Bruna Vieira Guimarães

Seja para velejadores, bikers,  jeepeiros ou aventureiros de algumas horas, a Praia do Jabaquara, no extremo norte de Ilhabela, oferece a merecida recompensa pelas horas de adrenalina enfrentadas no difícil acesso.


Partindo da balsa, rumo ao norte, são 8 quilômetros de asfalto e outros 8 quilômetros de estrada de terra batida, penhascos, buracos e muita aventura. No final do percurso, na última curva da estrada, a belíssima vista panorâmica recompensa a aventura.

Foto: Bruna Vieira Guimarães

A claríssima água do mar é um convite para um longo banho ou um gratificante mergulho. Nas encostas, o ambiente é perfeito para essa prática. Há inclusive aluguel de roupas e máscara de mergulho. Uma opção revigorante é o banho de cachoeira que repõe as energias.

Foto: Bruna Vieira Guimarães

Dois restaurantes conceituados servem porções e pratos à base de peixe e frutos do mar, em ambientes harmonizados com o meio ambiente e idiomas estrangeiros são comuns no local, graças à presença maciça de turistas.


Como chegar

As agências e receptivos de viagem do arquipélago oferecem passeios diários para Jabaquara e outras praias, rumo ao norte de Ilhabela. Basta escolher o meio de transporte: jipe, escuna ou lancha.


Quem optar por jipe ou carro esportivo, acompanhará a mudança gradativa de cenário: do movimentado centro da ilha, passando pelas praias da Pedra do Sino, Armação e Pacuíba, até o sossego de praias mais afastadas, cobertas por fauna e flora da Mata Atlântica. Se a opção for por mar, a vista diferenciada é igualmente sedutora.


Avenida Perimetral Norte 12.997, Praia do Jabaquara, Ilhabela/SP. Dista 180 quilômetros de São Paulo.


São eles que farão suas experiências inesquecíveis. Errar na escolha de um produto ou serviço pode prejudicar qualquer experiência. Nossos parceiros lhe garantirão momentos ímpares.