passeio
16 de outubro de 2018 Última atualização: 15:06
Por Eleni Nogueira
Foto: Tadeu Nascimento

Um dos maiores patrimônios de nossa região desliza suavemente por trilhos encravados em ruas de paralelepípedos, num passeio de cerca de 40 minutos, que contempla aproximadamente 40 importantes construções históricas. São os charmosos e centenários bondes elétricos de Santos. 

Eles circulam num ritmo lento e a pressa fica do lado de fora, seus passageiros são na maioria turistas, que se encantam com a riqueza da história da cidade e com os pontos turísticos.

Foto: Tadeu Nascimento/PMS; luciana sotelo; francisco arrais

O roteiro torna-se mais característico com os bondes temáticos, como o Bonde Pelé, grafitado em homenagem ao Rei do Futebol; Bonde Arte, o primeiro bonde-restaurante da América Latina, e o Bonde Café, onde os passageiros saboreiam a bebida que levou o nome da cidade para todos os cantos do planeta.


A bilheteria funciona dentro do Museu Pelé, onde é  possível tomar um cafezinho e apreciar a loja do espaço, enquanto se aguarda o horário de saída dos bondinhos. E para completar o ar nostálgico, idosos que trabalharam como motorneiros e condutores organizam o embarque de passageiros na Estação do Valongo e adoram contar histórias da época em que os bondes eram o principal meio de transporte urbano na cidade. 

Foto: Tadeu Nascimento/PMS; luciana sotelo; francisco arrais

Entre os pontos de maiores destaques estão a estação de trens Santos Jundiaí, conhecida como Estação do Valongo, construída por ordem do Barão de Mauá; o prédio da Bolsa de Café, com sua imponente arquitetura; o Panteon dos Andradas, onde estão os restos mortais de José Bonifácio e seus irmãos; e também o Outeiro de Santa Catarina, local onde teve início a povoação da cidade de Santos.


Meca Santista

De volta ao ponto de embarque, que tal um almoço no Estação Bistrô Restaurante-escola? Ele funciona no térreo da Estação do Valongo e abre de terça-feira a sábado, das 12h às 15h, oferecendo a Meca Santista, o prato turístico de Santos, além de cardápio variado.


Importante anotar

O bilhete custa R$ 7,00, mas adultos com mais de 60 anos, professores e estudantes pagam meia- tarifa, R$ 3,50. Crianças até 5 anos não pagam. O Museu Pelé fica no Largo Marques de Monte Alegre, 1 - Valongo. A linha turística funciona de 3ª-feira a domingo e também aos feriados, das 10h às 17 horas.



São eles que farão suas experiências inesquecíveis. Errar na escolha de um produto ou serviço pode prejudicar qualquer experiência. Nossos parceiros lhe garantirão momentos ímpares.