passeio
10 de outubro de 2018 Última atualização: 15:26
Por André Luís Ferreira
Foto: André Luís Ferreira


Construído no emissário submarino de Santos, na praia do José Menino, o parque Roberto Mário Santini  é uma área multiuso ao ar livre que soma-se a uma lista imensa de atrações para os amantes dos esportes e das atividades físicas em geral.


Dele avista-se toda a extensão da praia de Santos, a frondosa Ilha de Urubuqueçaba, retratada em pinturas de Benedito Calixto, a praia do Itararé, em São Vicente e, ao fundo, a Ilha Porchat. Poucas coisas são tão belas, principalmente o pôr-do-sol.


A a área da plataforma com seus 42 mil metros quadrados integra-se a paisagem da orla em perfeito equilíbrio com os jardins da praia, outro atrativo da cidade reconhecido mundialmente. A ciclovia da orla chega até o final da plataforma, onde há estacionamento com vagas para mais de 100 bicicletas. Para as crianças não faltam brinquedos, mesas de jogos e gibiteca.

Foto: André Luís Ferreira

Desponta no cenário a imponente escultura vermelha da artista plástica Tomie Ohtake, que simboliza a chegada dos primeiros japoneses ao Brasil. O projeto do parque, por sua vez, é de autoria de seu filho, o renomado arquiteto Ruy Ohtake, que o planejou para ser uma área multiuso com pista de cooper, jardins, prédios administrativos, museu, espaços infantis e arenas esportivas. Um convite à família.

Para todos

Surfistas, ciclistas, esqueitistas, corredores, crianças, idosos... Há espaço para todos na democrática área de lazer.

Foto: André Luís Ferreira

Os surfistas contam com um privilegiado ambiente especial para campeonatos. Trata-se de uma arquibancada em madeira, de frente para o mar, com mais de 600 lugares, além de torre de julgamento com visão panorâmica. Estrutura inédita para os esportes aquáticos no Brasil, que consagra Santos como um dos melhores locais da região para eventos competitivos.


Museu do surfe

Os amantes desse esporte contam ainda com o  Museu Brasileiro do Surfe, onde estão expostas pranchas de várias épocas, fotos e artes do mundo das ondas.

Foto: André Luís Ferreira


Skate

A pista de skate tem proporções de destaque entre os melhores espaços públicos para campeonatos da modalidade no país. Amadores e profissionais podem desfrutar dos 1.100 m² para manobras radicais e vencer os obstáculos na pista de street com escadas, caixotes, corrimão e quarters, ou ainda praticar o estilo vertical em um bank no formato de trevo com bordas de cano de aço e formato similar a uma piscina.

Foto: André Luís Ferreira





São eles que farão suas experiências inesquecíveis. Errar na escolha de um produto ou serviço pode prejudicar qualquer experiência. Nossos parceiros lhe garantirão momentos ímpares.