gastronomia
Receita da famosa morenga | Autor: TV Costa Norte
12 de junho de 2018 Última atualização: 16:39
Por Eleni Nogueira

O colorido e o sabor todo especial da tradicional Festa do Camarão na Moranga, realizada pela Colônia de Pescadores Z-23, em Bertiogadá o tom do roteiro gastronômico para o mês de agosto.


O prato agrada aos olhos e ao paladar e os organizadores garantem que ninguém prepara a iguaria com o mesmo capricho e generosidade, afinal cada moranga é recheada com um molho à moda caiçara com cerca de um l kg de camarão sete barbas.

Foto: Marcos Pertinhes

Para os amantes dessa delícia, há duas opções: a moranga especial, decorada com lagostins e camarões rosas e a moranga simples, com o mesmo recheio e arroz à vontade.


A festa acontece tenda da na Praça de Eventos, de frente para a praia da Enseadano centro. Na decoração, os pescadores aproximam o público do cotidiano da pesca utilizando canoa de arrasto e redes, dentre outros itens. 


A Colônia de Pescadores realiza a festa anualmente com o objetivo de arrecadar fundos para as atividades voltadas aos interesses dos pescadores associados à entidade. A festa ocorre anualmente durante todo o mês de agosto. Ás sextas-feiras é servido jantar, a partir das 19 horas. Aos sábados e domingos a festa tem início a partir das 12 horas. 

Camarão na Moranga serve bem até quatro pessoas
Camarão na Moranga serve bem até quatro pessoas Foto: Diego Bachiéga/PMB


As colônias

O movimento pela organização dos pescadores teve sua origem em 1919, quando o cruzador José Bonifácio, sob o comando do Oficial da Marinha de Guerra, Frederico Villar, percorreu o litoral Brasileiro com a missão de implantar o Programa de Nacionalização da Pesca e Saneamento do Litoral. Com esse trabalho ele promoveu o registro e a criação das Colônias de Pescadores do Brasil.

São eles que farão suas experiências inesquecíveis. Errar na escolha de um produto ou serviço pode prejudicar qualquer experiência. Nossos parceiros lhe garantirão momentos ímpares.