beach&co
23 de outubro de 2018 Última atualização: 15:04
Por Bruna Vieira Guimarães
Foto: Bruna Vieira Guimarães

Entre os anos de 1550 e 1650, os portugueses construíram muitas obras religiosas no litoral brasileiro, a exemplo dos conventos de Santo Antônio do Valongo, emSantos e o de NossaSenhora da Conceição, em Itanhaém, ambos no litoralsul, e o de NossaSenhora do Amparo, em São Sebastião, litoralnorte, ponto de referência da obra evangelizadora franciscana na região.

Foto: Bruna Vieira Guimarães

A presençafranciscana no Brasil teve iníciocom o descobrimento, em 1500, e a primeiramissa, logoapós a chegada de Pedro Álvares Cabral, foi celebrada porfrei Henrique de Coimbra, umfranciscano, de acordocomfrei Sergio Sebastião Pagan, do Convento de NossaSenhora do Amparo.


Na então Vila de São Sebastião, os franciscanos chegaram por volta de 1650. No bairro de Itararé (que significa ‘pedra cantante’), existia uma pequena ermida, dedicada à Nossa Senhora dos ‘Desamparados’, e os moradores locais pediram a frei Pantaleão Batista a construção de um convento.  


Apósquatroanos, com a construçãoquasepronta, celebrou-se em 8 de setembro de 1668, aprimeiramissa no Convento de NossaSenhora do ‘Amparo’, dataainda comemorada como o Dia do Padroeiro. A partir de então, o bairro passou a serconhecidocomoBairro de São Francisco’.


Arquitetura colonial

O Convento de Nossa Senhora do Amparo apresenta características comuns às igrejas franciscanas da época colonial. Sua construção em pedra e cal foi feita por mão-de-obra escrava.

Foto: Bruna Vieira Guimarães

A igreja segue o estiloconhecidocomobarrocopobre’, com uma igrejacentral, a alaesquerda formada peloclaustro, e a direitacom a Capela da OrdemTerceira, hoje desativada.


A igreja possui o alpendrecomtrêsarcos, frontãotriangularcomvolutas e torrelateral. Apesar de ter sido modificado internamente, externamente preservou-se a arquiteturaoriginal.


Os franciscanos eram conhecidos pela riqueza de suas igrejas, principalmente por seus entalhes com detalhes em ouro nas madeiras. 


cincodécadas, o conventoabriga a ParóquiaNossaSenhora do Amparo. Todos os dias, às 19 horas, são celebradas missas na igreja. Aos domingos, há missas às 9h e 19 horas. Diversas peças sacras podem ser admiradas no seuinterior.

Foto: Bruna Vieira Guimarães

Onde fica

Rua Martins do Val, s/n, bairro São Francisco, em frente à praia de São Francisco, a 4km do Centro de São Sebastião.


 



 

 


 


Nos acompanhe

São eles que farão suas experiências inesquecíveis. Errar na escolha de um produto ou serviço pode prejudicar qualquer experiência. Nossos parceiros lhe garantirão momentos ímpares.