aventuratrilhascachoeiras
29 de outubro de 2018 Última atualização: 17:51
Por Ricardo Hiar
Foto: Ricardo Hiar

Além das belas praias, Ilhabela é uma cidade que se destaca por suas cachoeiras. Ao todo, são 365 quedas d’águas. A cachoeira da Toca, localizada no bairro Reino, é uma delas e está entre os destinos mais frequentados no arquipélago.


O acesso é fácil e com sinalização adequada; até mesmo quem nunca foi à fazenda, consegue chegar. O principal trecho do percurso é feito por ruas pavimentadas. Apenas os cerca de 500 metros finais são de estrada de terra. A distância, da entrada da cidade, pela balsa, até o estacionamento que dá acesso à cachoeira, é de 11 km.

Foto: Fernanda Lupo/Photo Verde Produções


A estrutura rústica e o modelo de construção do casarão principal mostram os sinais do tempo e retratam o período da escravatura. As telhas, por exemplo, foram moldadas nas coxas dos escravos. Hoje abriga uma lanchonete e um alambique, onde é produzida a famosa cachaça da Toca. A decoração é simples, mas com muitos registros do passado.


A Fazenda da Toca, que costuma ser um dos destinos dos turistas que chegam ao arquipélago por meio dos navios de cruzeiro, leva esse nome devido a uma grande toca de pedra existente ao lado da cachoeira principal da propriedade, que é particular e pertence aos irmãos belgas Van Sebroeck. 

Foto: Marcio Bortolusso

Durante os meses de temporada, as opções de lazer e entretenimento são ampliadas na Fazenda da Toca. O espaço, cuja área total é de 1,3 hectares, oferece quiosques com várias opções de alimentação, tirolesa, arvorismo e restaurante. Nos demais meses do ano, é possível conhecer as cachoeiras, trilhas, piscinas naturais, tobogãs, duchas.

Foto: Marcio Bortolusso


Degustação de cachaça

No engenho histórico é possível fazer  degustação da cachaça, produzida na fazenda e que chega a ter 60 sabores diferentes.

Foto: Ricardo Hiar

O derivado da cana-de-açúcar leva os mais variados compostos, como frutas e hortaliças. As mais procuradas e apreciadas pelo público em geral são as cachaças de cambuci, maracujá e gengibre. O visitante pode ir tranquilo até o local, pois há um cardápio de lanches e petiscos a disposição. Com estacionamento privativo, é possível chegar bem próximo das quedas d’água, com mais segurança e comodidade.


Trilha dos Borges

Outra atração bastante frequentada e indicada para quem quer um maior contato com a natureza é a trilha dos Borges, localizada no interior da Fazenda da Toca. O percurso de 1600 metros, só pode ser feito com um guia autorizado.


O passeio de ida e volta leva em média seis horas e precisa de um agendamento prévio. O local mostra ao visitante uma trilha exclusiva, pouco explorada e repleta de fragmentos da história arqueológica, assim como da vida silvestre de Ilhabela.


Bom saber

O ingresso para visitar a Fazenda da Toca custa R$ 25,00 por pessoa; criança não paga. Para mais informações, telefone (12) 3896 5325. 

Nos acompanhe

São eles que farão suas experiências inesquecíveis. Errar na escolha de um produto ou serviço pode prejudicar qualquer experiência. Nossos parceiros lhe garantirão momentos ímpares.