aventuratrilhascachoeiras
17 de outubro de 2018 Última atualização: 10:46
Por Eleni Nogueira
Foto: Vanessa Rebouça

Cercado pelos pólos industrial e petroquímico, o Núcleo Itutinga Pilões, em Cubatão, é um refúgio da vida selvagem, com 43 mil hectares, administrado pelo Parque Estadual da Serra do Mar. As escarpas cobertas de mata e as cachoeiras, que jogam suas águas em paredões rochosos no interior da floresta, compõem um cenário inesquecível.

Neste remanescente da Mata Atlântica, onde ainda sobrevive parte da fauna e flora ameaçada de extinção, como o palmito, a orquídea Laelia purpurata , o macaco-prego e o bicho-preguiça, entre outros,  há trilhas que contemplam os mais diferentes públicos.

Foto: Divulgação/PMC

Com ruínas da antiga Vila de Itutinga, a trilha do rio Pilões tem 1.200 metros com baixa dificuldade e é utilizada, principalmente, para atividades de educação ambiental e visitação de escolas.

A trilha do rio Passariúva tem 3 quilômetros, com travessia de rio, locais próprios para banho e descanso. O ponto é a cachoeira do rio Passariúva, onde, além da queda d´água, há um poço de cinco metros de profundidade com águas claras.


Já a chamada “Trilha da Usina” tem 18 quilômetros e dificuldade média, segue as ruínas dos trilhos de trem da antiga Usina da Santista de Papel, uma das primeiras indústrias do polo industrial de Cubatão. O ponto final é a ruína da antiga usina e a barragem construída para a geração de energia.


Como chegar

O Parque Itutinga Pilões fica na Estrada Elias Zarzur, km 8 - s/n. Abre de terça a sexta-feira, das 9h às 17 horas, e aos sábados, das 9h às 12 horas. Agendamento pelo telefone (13) 3361 8250.




São eles que farão suas experiências inesquecíveis. Errar na escolha de um produto ou serviço pode prejudicar qualquer experiência. Nossos parceiros lhe garantirão momentos ímpares.