aventuratrilhascachoeiras
26 de junho de 2018 Última atualização: 10:52
Por Estela Craveiro
Foto: Foto Nativa

As bacias hidrográficas dos rios Itapanhaú, Itaguaré Guaratuba compreendem um fascinante emaranhado de cursos d’água, entre córregos, riachos, ribeirões e rios menores, que se espalham entre os ecossistemas da Mata Atlântica, como manguezal e restinga. Mas a maioria é de difícil acesso.


As atividades de navegação concentram-se no próprio Itapanhaú e no seu afluente Jaguareguava, e, em menor escala, no Itaguaré e no Guaratuba. Mas sempre dá para combinar passeios de barco também pelo canal de Bertioga.

Itapanhaú

Foto: Sílvio Dutra


Maior rio do litoral paulista, com 40 quilômetros de extensão, o rio Itapanhaú nasce no município de Biritiba Mirim, na Serra do Mar, da junção das águas dos rios Sertãozinho e Guacá, e deságua no canal de Bertiogaperto da Vila.


Um passeio oferecido por agências e monitores é a navegação do píer do canal de Bertioga até o afluente Jaguareguava, oportunidade de admirar belas paisagens e variados ecossistemas, como o manguezal e a Mata Atlântica.


Outro é a visita ao Sítio Vergara, ao sul, vizinho à Vila de Itatinga, ofertada por diversas agências.


Pesca esportiva

Foto: Sílvio Dutra

Os amantes de pesca esportiva, também escolhem suas águas calmas para horas de lazer e tranquilidades. 

O Rio Itapanhaú nasce em Biritiba Mirim e deságua no oceano Atlântico em Bertioga. Ele atrai muitos pescadores, pois é famoso pela presença do robalo, um peixe muito encontrado na região e desejado pelos amantes da pesca esportiva. São 40 quilômetros de rio, que abrange manguezais e a mata atlântica, uma ótima opção para o turista que busca um passeio de barco em contato com a natureza e a pratica de esportes. Texto - Marina Aguiar / Produção - Eduardo Jarra / TV Costa Norte | Autor: TV Costa Norte


São eles que farão suas experiências inesquecíveis. Errar na escolha de um produto ou serviço pode prejudicar qualquer experiência. Nossos parceiros lhe garantirão momentos ímpares.