atrativoshistoricos
27 de março de 2019 Última atualização: 16:08
Por Adlete Elias Hamuch
Foto: André Luis Cardoso


A grande protagonista da praça Mauá, marco zero da cidade de Santos, é a imponente sede da prefeitura local, cujos recepcionistas são nada menos que os deuses romanos Minerva – ou Palas, na mitologia grega - e Mercúrio, ou o grego Hermes, no alto da escadaria de acesso à entrada principal. Os monumentos, criados pelo escultor José Baptista Ferri, em granito, foram doados a Santos em 1941.

Foto: Tadeu Nascimento

Inspirado no francês Palácio de Vesalhes, o palácio José Bonifácio, porém, data de 1939, época áurea do café. Foram dois anos de construção a partir de projeto do  arquiteto Plínio Botelho do Amaral, em  estilo eclético no qual predomina o neoclássico.

Foto: Francisco Arrais

A beleza da fachada é apenas um aperitivo  para o que se encontra em seu interior:  vitrais, escadarias ladeadas por pedra lavrada, arcos, grandes colunas, acabamento em mármore de Carrara e jacarandá, lustres de cristal da Bohêmia, detalhes em ferro e bronze, esculturas e afrescos. Um belo museu, apesar de ser prédio oficial.


A entrada é livre, uma vez que sedia a casa do povo, e fica aberta apenas durante a semana, em horário comercial. 

São eles que farão suas experiências inesquecíveis. Errar na escolha de um produto ou serviço pode prejudicar qualquer experiência. Nossos parceiros lhe garantirão momentos ímpares.