atrativoshistoricos
14 de março de 2019 Última atualização: 11:37
Por Adlete Elias Hamuch

Até parece piada, mas não é. Você sabia que a obra da Estação do Valongo, em Santos, foi projetada até para suportar tempestades de neve? Bem, é que o projeto foi feito na Inglaterra, pela São Paulo Raiway, em linhas neoclássicas, muito semelhantes à londrina Victoria Station.


A inauguração ocorreu em 1867, para atender à linha ferroviária São Paulo-Santos, uma das pioneiras no  Brasil. A iniciativa para a construção da ferrovia foi de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá.


Uma obra hercúlea e considerada uma das maiores do setor de engenharia ferroviária do mundo, por causa da inclinação da Serra do Mar.  


 A edificação possuía apenas um andar; o superior, que apresenta atualmente, foi construído após reforma de 1895; também recebeu as mansardas, dois torreões e detalhes em ferro.


Destaca-se, no belo casarão, um relógio, marca registrada das obras inglesas, como símbolo da pontualidade britânica. Quanto à neve, ela foi prevista nos dois corpos laterais, com telhados em declive, como as construções europeias, para escoamento  dos belos flocos brancos.


Atualmente, a Estação do Valongo abriga o restaurante-escola Estação Bistrô, e a Secretaria Municipal de Turismo. O local funciona, ainda, como ponto de embarque e desembarque da Linha Turística do Bonde, e a bilheteria do  Museu Pelé, bem à frente da estação, localizada no largo Marquês de Monte Alegre s/n°; centro histórico de Santos.

Nos acompanhe

São eles que farão suas experiências inesquecíveis. Errar na escolha de um produto ou serviço pode prejudicar qualquer experiência. Nossos parceiros lhe garantirão momentos ímpares.