atrativoshistoricos
14 de março de 2019 Última atualização: 11:37
Por Adlete Elias Hamuch

Até parece piada, mas não é. Você sabia que a obra da Estação do Valongo, em Santos, foi projetada até para suportar tempestades de neve? Bem, é que o projeto foi feito na Inglaterra, pela São Paulo Raiway, em linhas neoclássicas, muito semelhantes à londrina Victoria Station.


A inauguração ocorreu em 1867, para atender à linha ferroviária São Paulo-Santos, uma das pioneiras no  Brasil. A iniciativa para a construção da ferrovia foi de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá.


Uma obra hercúlea e considerada uma das maiores do setor de engenharia ferroviária do mundo, por causa da inclinação da Serra do Mar.  


 A edificação possuía apenas um andar; o superior, que apresenta atualmente, foi construído após reforma de 1895; também recebeu as mansardas, dois torreões e detalhes em ferro.


Destaca-se, no belo casarão, um relógio, marca registrada das obras inglesas, como símbolo da pontualidade britânica. Quanto à neve, ela foi prevista nos dois corpos laterais, com telhados em declive, como as construções europeias, para escoamento  dos belos flocos brancos.


Atualmente, a Estação do Valongo abriga o restaurante-escola Estação Bistrô, e a Secretaria Municipal de Turismo. O local funciona, ainda, como ponto de embarque e desembarque da Linha Turística do Bonde, e a bilheteria do  Museu Pelé, bem à frente da estação, localizada no largo Marquês de Monte Alegre s/n°; centro histórico de Santos.

São eles que farão suas experiências inesquecíveis. Errar na escolha de um produto ou serviço pode prejudicar qualquer experiência. Nossos parceiros lhe garantirão momentos ímpares.