atrativoshistoricos
14 de janeiro de 2019 Última atualização: 16:27
Por Eleni Nogueira
Memorial dos 500 anos do Descobrimento, no alto da Ilha Porchat
Memorial dos 500 anos do Descobrimento, no alto da Ilha Porchat Foto: Flávia Souza


A antiga vila do Brasil é, hoje, uma grande cidade litorânea, mas ainda mantém aspectos da singela povoação que deu início à nossa nação civilizada. São 850 mil metros quadrados de área urbana, na qual as atrações estão concentradas: as históricas, as de lazer e as comerciais. Todos os passeios podem ser feitos sem necessidade de meios de transporte, o que possibilita agradáveis caminhadas, quer pela orla da praia ou pelo centro histórico, quer por suas belas áreas naturais, como o Parque Ecológico Voturuá. O  Horto Florestal fica na periferia, mas também próximo ao centro.

Hipopótamo Ramon, um dos habitantes do Parque Ecológico Voturuá
Hipopótamo Ramon, um dos habitantes do Parque Ecológico Voturuá Foto: Luciana Sotelo


O turismo foca na rica história da cidade, com o maior espetáculo teatral de areia de praia do mundo, a encenação anual de sua fundação, em 1532, na praia do Gonzaguinha, que ocorre no mês de janeiro.  


Ao longo do ano, alguns aspectos do período colonial podem ser conferidos no Parque Cultural Vila de São Vicente, que reproduz a arquitetura, usos e costumes da época.


O ponto turístico, localizado na praça João Pessoa, no centro,  integra-se a outras edificações históricas no seu entorno, como a Igreja Matriz, construída em 1757, sobre as ruínas da antiga igreja, destruída por piratas, e o Mercado Municipal, situado no prédio que abrigou a primeira Câmara da cidade.


O parque, tido como um ponto de encontro tranquilo para um final de tarde, ainda conta com o Teatro José de Anchieta e um espaço para exposição de trajes e objetos antigos. No local, os visitantes podem obter informações sobre a história da colonização e seus personagens.


Outras opções que unem turismo à cultura, em São Vicente, são o Memorial dos 500 Anos do Descobrimento, um mirante situado no alto da ilha Porchat, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, e do qual se pode apreciar uma amplidão de paisagens que abarcam, inclusive, Santos e GuarujáImperdível!


Um dos pontos altos da memória vicentina é a ponte Pênsil, inaugurada em 1914, e recentemente restaurada. Bem pertinho, fica a tradicional Biquinha de Anchieta, com sua deliciosa Feira de Doces; e a Casa Martim Afonso, na praça 22 de Janeiro, 469, no Centro.

Ponte Pênsil
Ponte Pênsil Foto: Flávia Souza


Instalada numa edificação do final do século XIX, e que foi parcialmente demolida em 1997, a Casa Martim Afonso é uma homenagem a Martim Afonso de Souza, fundador da cidade de São Vicente. Abriga dois espaços para exposições itinerantes: a Casa de Madeira e a Casa do Barão de Piracicaba. No mesmo recinto, funcionam o Museu Histórico e Geral da Cidade, o Memorial da História Vicentina, o Memorial do Padre José de Anchieta e a Biblioteca Historiador Francisco Martins dos Santos.

Na casa do Casa do Barão, sombra, exposição e café
Na casa do Casa do Barão, sombra, exposição e café Foto: Luciana Sotelo


Depois de tanta história, que tal um passeio diferenciado? A cidade é a única da Baixada Santista que conta com um teleférico entre seus atrativos turísticos, o que não deixa de ser uma boa oportunidade para vislumbrar uma paisagem de rara beleza da orla da praia do Itararé, ilha Porchat e parte da praia do José Menino, em Santos.

Teleférico
Teleférico Foto: Pedro Rezende


Da partida ao topo do morro, são 750 metros de extensão, com muita adrenalina e beleza, até o pouso no alto dos 180 metros do morro do Voturuá, no qual a energia fica por conta dos praticantes de voo livre, em dias de bons ventos. É possível acompanhar toda a movimentação dos instrutores e das partidas e, quem sabe, fazer a descida de um modo mais radical... Fica a dica.


O teleférico possui 60 cadeiras duplas e funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 18 horas, e, aos domingos, das 9h às 18 horas. O endereço do ponto de partida é avenida Ayrton Senna, 500, na praia do Itararé. 

São eles que farão suas experiências inesquecíveis. Errar na escolha de um produto ou serviço pode prejudicar qualquer experiência. Nossos parceiros lhe garantirão momentos ímpares.