atrativoshistoricos
15 de outubro de 2018 Última atualização: 13:41
Por Eleni Nogueira
Foto: Francisco Arrais/PMS

Por meio de passeio guiado é possível conhecer e admirar toda a beleza deste que é considerado o segundo maior museu de Arte Sacra do Estado. O Museu de Arte Sacra de Santos, o MASS, conta com mais de 700 peças sacras e religiosas, como a de Santa Catarina de Alexandria, a mais antiga do museu, guardada numa sala vedada ao público. Pode-se observá-la através das grades de uma cela.


O relato sobre a imagem de Santa Catarina de Alexandria é bem peculiar. Em 1591, o corsário inglês Thomas Cavendish saqueou a Vila de Santos, roubou a imagem da santa da capela construída em sua homenagem pelo casal Luiz de Góes e Catarina de Aguillar, mas em seguida atirou-a no mar. Encontrada após 72 anos, a imagem de Santa Catarina de Alexandria só perdera a roda e a espada que segurava, símbolos dos objetos de tortura que a mataram. 


Outra curiosidade do Museu fica na sala Frei Gaspar. É a medalha de Exorcismo, cujas réplicas podem se adquiridas. No andar inferior está exposta uma coleção de máscaras. 

Foto: Luciana Sotelo

Há, ainda as salas temáticas, são sete ambientes distintos que, por meio de objetos, quadros e imagens, que retratam períodos e modos da monástica e religiosa. 


O MASS foi inaugurado em 12 de dezembro de 1981, funciona no antigo Mosteiro de São Bento, anexado à Igreja de Nossa Senhora do Desterro.  O local também conta com exposições temporárias e permanentes.


O endereço é rua Santa Joana D’Arc, nº 795. Abre de terça a domingo, das 10 às 17 horas. O ingresso custa R$ 5,00 e o  telefone para contato é o  (13)  3219 1111. 

São eles que farão suas experiências inesquecíveis. Errar na escolha de um produto ou serviço pode prejudicar qualquer experiência. Nossos parceiros lhe garantirão momentos ímpares.