atrativoshistoricos
01 de outubro de 2018 Última atualização: 17:26
Por Eleni Nogueira
Foto: Helder Lima Fotografia

O Forte dos Andradas é um complexo bélico situado no Morro do Monduba, na costa voltada para o mar, na bela Praia do Guaiúba. O local, uma área de 2,1 milhões de metros quadrados faz parte de uma extensa área de preservação ambiental da Mata Atlântica e pode se visitado em passeios monitorados. Além de conhecer de perto os equipamentos históricos, a vista panorâmica do alto do morro é um convite à contemplação. 

Projetado em 1934 pelo tenente-cel. e engenheiro João Luiz Monteiro de Barros, foi concluído em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial. Edificado de forma engenhosa, com muitas galerias encravadas nas rochas do morro, com o objetivo de ocultar as instalações dos canhões de tiro curvo (obuses) usados na defesa do acesso ao porto de Santos.

Foto: Luciana Sotelo

Tida como a última edificação defensiva construída no Brasil, possui um "Quartel de paz", que abriga o quartel general da 1ª Brigada de Artilharia Anti-Aérea, a Bateria do Comando e um "Quartel de guerra", situado no interior do morro. Atualmente faz parte do Sistema de Defesa da Costa Brasileira e abriga o quartel general do sistema atual de defesa anti-aérea e de costa das regiões Sul e Sudeste do Exército Brasileiro. 

O passeio começa com uma trilha estreita de dois quilômetros de extensão e contato direto com a natureza. Ao chegar ao quartel, há um longo túnel de 200 metros; o ambiente servia como base de operações e tem diversas salas preservadas: há banheiro, cozinha, alojamento, enfermaria, usina com gerador de energia, paiol, sala de cálculos balísticos, elevadores de transporte de munição.

Foto: Luciana Sotelo

Na parte mais alta do morro há quatro canhões de calibre 280mm, que eram abastecidos com granadas de 300. Com alcance máximo de 12 quilômetros, o material bélico foi utilizado pela última vez em 28 de janeiro de 1972, num treinamento, quando 32 granadas foram lançadas contra um reboque a oito quilômetros da costa. 

O passeio é gratuito e deve ser agendado pelo  e-mail: rpbrigada@gmail.com. São formados grupos de 50 pessoas por vez. A visita acontece às terças, quintas e sextas-feiras, e aos  sábados e domingos, em dois horários: das 9h30 ao meio-dia, e das 14h30 às 17 horas.

O endereço é rua Horácio Barreiro, s/n, na praia do Tombo.

São eles que farão suas experiências inesquecíveis. Errar na escolha de um produto ou serviço pode prejudicar qualquer experiência. Nossos parceiros lhe garantirão momentos ímpares.